PRIMEIRO RASCUNHO. 9 Obras em 3 Dobras. Um livro desenhado para o Teatro do Bairro Alto, a partir de uma inspiradora cadeia de primeiros rascunhos: Regina Guimarães convidou Marta Caldas, que convidou Thierry Simões; Mariana Vieira convidou Amanda Baeza, que convidou Ricardo Martins; Lolo Arziki convidou ROD, que convidou Petra.Preta.
“No verão de 2021, o Teatro do Bairro Alto convidou três artistas a responderem, a partir da sua experiência, ao desafio de Teju Cole lançado quando a pandemia de Covid-19 mal começara. Cada artista fez um primeiro rascunho que enviou a outra pessoa, que fez o seu rascunho e o enviou a uma terceira. Ficámos assim com nove peças que respondem aos tempos que vivemos e se respondem umas às outras; uma estafeta ou cadeia de transmissão em que apenas o primeiro elo foi escolhido pelo TBA: o destinatário final é o público.
Regina Guimarães convidou Marta Caldas, que convidou Thierry Simões; Mariana Vieira convidou Amanda Baeza, que convidou Ricardo Martins; Lolo Arziki convidou ROD, que convidou Petra.Preta.
Depois de Essenciais e Recolher Obrigatório, projetos digitais do TBA com autorias múltiplas, Primeiro Rascunho é de novo um momento de programação não-presencial. Mas desta vez não acontece apenas online: para além de um site (primeirorascunho.teatrodobairroalto.pt), existe este livro, coleção de criações autónomas e interligadas. Aqui o scroll transforma-se em dobras de cartolina, os vídeos tornam-se frases, os sons passam a QR Codes. As obras sucedem-se e abraçam-se, muda o formato, a cor, a letra e o papel. São textos, playlists, desenhos e fotos; vão do abstrato ao documental, do jogo à inquietação; umas recuam no tempo, outras são convites que começam do zero e outras ainda, retomando as anteriores, são segundos e terceiros rascunhos. Aqui estão para quem por sua vez lhes quiser pegar.”
. ata 2022