JOSÉ AURÉLIO, OITAVAS DA OFICINA

oitavas da oficina. José Aurélio: joalharia. A exposição do último alquimista-joalheiro —  MUDE – Museu do Design e da Moda

A exposição Oitavas da Oficina. José Aurélio: Joalharia organizada pelo MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, no âmbito da sua programação FORA DE PORTAS, prossegue a estratégia que este museu tem desenvolvido para o estudo e a divulgação do design em Portugal, em simultâneo com a promoção de um debate alargado, transdisciplinar e intergeracional sobre as definições e fronteiras desta disciplina.

José Aurélio é um artista plástico português e elege a joalharia como mais uma forma pessoal de expressão logo que inicia o seu trabalho como aprendiz na Fábrica SECLA em 1958 e explora, a par da obra escultórica, as dimensões da joia, descobrindo afinidades e dialéticas entre a escala urbana e a escala do corpo, ao longo de mais de 60 anos.

Postumamente à exposição Oitavas da Oficina. José Aurélio: Joalharia, presente na SNBA até Setembro de 2021, o presente catálogo firma aquele que foi o grande momento de apresentação da sua obra de Joalharia, apresentado pelo MUDE, juntamente com a parceria da PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea.

O design expositivo ficou a cargo do designer Filipe Alarcão e o presente livro procurou seguir a ideia de transportar para o espaço da galeria (ou neste caso livro), a experiência de imersão, visual e sensorial, proporcionando não só uma relação privilegiada com a obra do autor, mas também uma aproximação às suas técnicas e ao ambiente do seu estúdio.

O objeto é composto por dois núcleos essenciais, um mais teórico, impresso a 1 cor directa, e outro de cariz mais visual e fotográfico, impresso a 4 cores. Foi impresso em offset, nos papéis Munken Lynx, Coral Book ivory e Keayjolour.

. ata 2021