Estação Vernadsky

Digital, Graphic, Lab, Posters

Description

IMAGEM GRÁFICA; PLATAFORMA ONLINE e INSTALAÇÃO INTERACTIVA presente na exposição no Centro de Artes de Sines.

Sobre a plataforma online: Estação Vernadsky (www)
Como outro modelo de visualização e fruição, a plataforma online estacaovernadsky.com propõe uma hiper-narrativa a partir da exploração intertextual do arquivo construído colectivamente pelos intervenientes no projecto. Uma espécie de cadavre exquis electrónico que corta, mistura e intersecta as várias entradas do index, devolvendo ao utilizador uma leitura original dos conteúdos.
Ao longo de quase um ano, artistas e investigadores, foram alimentando um diálogo online, através da partilha de material no dispositivo. Um índice potencialmente infinito, que reúne e organiza os assuntos por tags e por outras correlações que vão ser depois trabalhadas pelo algoritmo, numa hiper-ficção que conceptualiza, justamente, uma certa noção de noosfera — a esfera do pensamento humano —, cunhada por Vernadsky.

Sobre a Instalação interactiva ‘Relatório Vernadsky’
A partir da exploração intertextual do arquivo online da estacaovernadsky.com, o Relatório Vernadsky, propõe a transmediação da experiência digital para o ambiente analógico, através da instalação de um escritório anacrónico (secretaria/cadeira; computador; impressora de agulhas e papel contínuo) onde o visitante pode interagir com o hipertexto electrónico da estação e imprimir o relatório deste ensaio.

+ INFO

ata.2017

 

Services